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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Travessia: transposição de saberes técnicos a pedagógicos na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica

Última modificação: Terça-feira, 18 de abril de 2023

Coordenadora

Profa. Dra. Maria Adélia da Costa

Visão geral

O Projeto Travessia se materializa no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, vinculado a linha de pesquisa III – Processos Formativos na EPT. Se articula com ações de extensão realizadas pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: entre o saber e o fazer na EPT (DproDEPT).

Há mais de dez anos a proponente deste projeto tem pesquisado políticas, práticas e processos formativos de professores que atuam na EPT. O interesse pela temática culminou na defesa da tese Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos[1], no Doutorado em Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O campo de estudo sobre a formação docente para/na EPT, veio portanto, se consolidando por diferentes frentes de trabalho como a orientação de dissertações de mestrado; o planejamento e a oferta no PPGET, da disciplina Ensino e formação de professores para a EPT; a organização e oferta de disciplinas no curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a EPT. Além dessas atividades, tem-se desenvolvido atividades de formação de professores em Institutos Federais pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

No ambiente do Ensino, foi aprovado pelo Edital CEFET-MG nº 132[2], de 12 de maio de 2020, e desenvolvido pela Profª Drª Maria Adélia da Costa, o curso Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas à prática docente na Educação Profissional e Tecnológica, o qual participaram mais de 200 professores. Em 2020, aprovou-se o projeto de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programa especial de formação docente: um estudo com egressos do CEFET-MG, pelo Edital DPPG Nº 55[3] de 14 de setembro, que contou com uma aluna bolsista estudante de Engenharia da Computação.

Dito isto, relata-se que dentre as ações de extensão realizadas a partir deste projeto tem-se o Seminário de integração: ensino, pesquisa e extensão na EPT (Siepex). Também foi submetido ao Edital 011/2022, de Apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa da Fapemig, um projeto sob a coordenação dessa professora, intitulado Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: travessia dos saberes técnicos aos pedagógicos.

Informa-se que a participação dos alunos é transitória, podendo em alguna casos, se encerrar antes da finalização dessa pesquisa, uma vez que este projeto congrega atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, com tempos, objetivos e métodos diferenciados. Todavia, esclarece-se que todas essas atividades estão diretamente vinculadas aos estudos contemporâneos sobre a formação docente para/na Educação Profissional e Tecnológica. Assim sendo, expressa-se que atualmente, o projeto conta com a participação de três mestrandos do PPGET, e uma mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); duas alunas egressas; e uma aluna da graduação.


[1] Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13638. Acesso em: 15 ago. 2020.

[2] O resultado dos projetos aprovados neste edital pode ser consultado no endereço https://www.nepomuceno.cefetmg.br/2020/06/09/edital-de-ensino-durante-a-pandemia-tem-150-projetos-aprovados/. Acesso em: 15 ago. 2020.

[3]O resultado dos projetos aprovados neste edital pode ser consultado no endereço https://www.dppg.cefetmg.br/2020/12/01/editais-dppg-552020-e-562020-resultado-preliminar/ Acesso em: 09 ago. 2020.

Objetivos

Buscar subsídios para compreender as políticas contemporâneas da formação de professores para/na EPT, a partir dos cenários educacionais considerando sua interlocuação com os contextos sócio histórico-cultural, científico e tecnológico.

Especificamente, pretende-se:

  • refletir sobre os documentos legais como a resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 e a lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que possuem uma relação dialógica com a materialização da docência na EPT;
  • promover a socialização de conhecimentos e experiências de práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras, reconhecendo o saber da experiência como um dos elementos fundantes da profissão docente;
  • problematizar a reforma do ensino médio, sobretudo o v itinerário formativo, a partir da lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017;
  • descrever a fragmentação da formação técnica profissional conforme consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • investigar as possibilidades de integração das tecnologias digitais à prática de ensino;
  • exemplificar recursos didáticos e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, respeitando os tempos e modos de aprendizagem dos alunos;
  • divulgar como o cérebro humano aprende, a partir dos conhecimentos das neurociências aplicadas a educação.

Temas e Objetos de estudo

Projeto detalhado