Projeto Avalia-EPT: estudos em avaliação institucional, desempenho estudantil e desenvolvimento de instrumentos, métricas e indicadores na Educação Profissional e Tecnológica
Última modificação: Quinta-feira, 24 de julho de 2025

Coordenador:
Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry
Visão geral
O Projeto Avalia-EPT propõe a realização de estudos e investigações sobre processos de avaliação institucional e de desempenho de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em fase inicial de desenvolvimento, o projeto é conduzido no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, articulando práticas institucionais e acadêmicas por meio da atuação do Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry como Coordenador-Geral de Exames e Certificações da EPT na Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (DAEPT/Inep) e como docente permanente do PPGET, envolvendo a orientação de mestrandos e doutorandos.
O projeto adota uma abordagem integrada entre pesquisa
empírica, análise documental e revisão crítica da literatura especializada,
contemplando dimensões conceituais e metodológicas dos processos avaliativos
voltados à EPT, com vistas ao fortalecimento das políticas públicas e à
produção de conhecimento científico na área.
Objetivos
Objetivo Geral
Investigar e desenvolver instrumentos, métricas e indicadores para a avaliação institucional e de desempenho de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica, visando à qualificação dos processos avaliativos e ao aprimoramento das políticas públicas.
Objetivos Específicos
- Analisar referenciais teóricos, metodológicos e normativos sobre avaliação educacional aplicados à Educação Profissional e Tecnológica;
- Mapear instrumentos de avaliação já existentes e identificar lacunas e possibilidades de aperfeiçoamento;
- Desenvolver e validar instrumentos de avaliação específicos para estudantes de cursos técnicos de nível médio;
- Propor métricas e indicadores que contemplem as especificidades da formação técnica e tecnológica;
- Contribuir para a formulação e o aprimoramento de políticas públicas de avaliação da EPT, a partir de evidências empíricas e referenciais analíticos consistentes.
Temas e Objetos de estudo
- Modelos de avaliação de desempenho de estudantes da EPT;
- Avaliação institucional de cursos e instituições de Educação Profissional e Tecnológica;
- Desenvolvimento de matrizes de referência para exames e avaliações da EPT;
- Métricas e indicadores de qualidade na Educação Profissional Técnica de nível médio;
- Estudos comparados sobre práticas avaliativas na formação técnica e tecnológica;
- Análise de políticas públicas relacionadas à avaliação da EPT no Brasil.