Projeto AmbEduc: pesquisa e extensão sobre práticas educativas e tecnologias alinhadas à percepção e interpretação ambiental
Última modificação: Sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Coordenador
Prof. Dr. Clayton Angelo Silva Costa
Visão geral
O projeto AmbEduc está no escopo da área de concentração e da linha de pesquisa “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais” do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. O referido projeto está alinhado à trajetória, do professor proponente, acerca de pesquisas sobre percepção e interpretação. É importante ressaltar que as áreas; educomunicação socioambiental e a educação ambiental são correlatas à referida trajetória. Entre as ações de extensão deste projeto, destaca-se a proposta “Programa AmbEduc: Percepção, Interpretação, Educomunicação e Educação Ambiental para Unidades de Conservação”, o qual está vinculado à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) de acordo com o Edital nº 167/2022, de 01/09/2022. O referido programa foi elaborado e submetido a partir das extensões que o professor tem, devidamente aprovadas junto a DEDC, e ainda estão em vigência, sendo:
- Programa de ações ambientais para Área de Preservação Ambiental Parque Estadual Fernão Dias | Contagem-MG;
- Projeto III Encontro de Análise Ambiental;
- Projeto Educomunicação Socioambiental via rede social para Unidades de Conservação e Áreas Verdes;
- Projeto Planejamento, Ações e Educação Socioambiental para o Parque Gentil Diniz | Contagem-MG.
O desenvolvimento dos projetos conta com a colaboração e parceria das instituições: o Instituto Estadual de Florestas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Contagem-MG, a Unidade de Conservação (UC) Parque Área de Preservação Ambiental Estadual Fernão dias, a UC Parque Estadual Mata do Limoeiro, a UC Parque Estadual Serra Verde, a UC Monumento Natural Estadual Serra da Piedade, a UC Parque Municipal Gentil Diniz, a UC Estação Ecológica da UFMG, a UC Parque Nacional Serra do Gandarela e a UC Parque Nacional Serra do Cipó. O território das Unidades de Conservação (UC’s) pode ser considerado como estratégico para o desenvolvimento de pesquisas que investiguem as práticas educativas e tecnologias educacionais à luz das atividades de educação ambiental. Acrescenta-se a essa estratégia o fato das instituições de ensino apresentar presença e participação notórias, como visitantes, nas atividades de educação desenvolvidas pelas UC’s. É importante destacar que o projeto de pesquisa, do Professor Dr. Clayton Angelo Silva Costa, está aberto para outros locais de estudos que não seja necessariamente o território de uma UC. Assim sendo, diversos espaços como escolas (dentre outros) serão apreciados no processo seletivo do PPGET.
Objetivos
Contextualizar as ações de educação ambiental, desenvolvidas nas UC’s ou em outros espaços, com as práticas educativas e/ou as tecnologias educacionais em pesquisas a serem desenvolvidas no PPGET.
Especificamente, pretende-se:
- Avaliar a percepção de docentes, discentes ou de um dado público envolvendo prática educativa ou tecnologia educacional;
- Examinar prática educativa ou tecnologia educacional, contextualizadas a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente;
- Desenvolver recursos ou materiais didáticos incorporados à educomunicação socioambiental;
- Criar ou avaliar materiais de educomunicação socioambiental no âmbito da prática educativa ou tecnologia educacional;
- Analisar prática educativa ou tecnologia educacional, contextualizados a intepretação ambiental.
Temas e Objetos de estudo
Os conceitos “percepção” e “interpretação” em interface com as áreas de educomunicação socioambiental e educação ambiental no âmbito das práticas educativas e/ou da tecnologia educacional, são assuntos de interesse comuns ao projeto de pesquisa do professor Dr. Clayton Angelo Silva Costa.