Projeto Ser-Professor: Formação, Profissionalização e Identidade no contexto da EPT
Última modificação: Segunda-feira, 24 de abril de 2023

Coordenadora
Profa. Dra. Raquel Quirino
Visão geral
Sob o efeito conjugado de inúmeros fatores, a profissão docente, sobretudo na EPT, vem passando por diversas transformações. Somam-se, à velocidade das inovações e aos avanços tecnológicos no mundo do trabalho – que demandam novas configurações para a formação dos/as estudantes –, as tecnologias digitais aplicadas ao processo ensino-aprendizagem, as exigências de formação e qualificação e as já conhecidas dificuldades inerentes ao exercício da docência, dentre outras. Para Gatti (2207, p.85), na construção e na forma do papel social do/a professor/a, e também nas propostas para sua formação, questões de fundo pouco trabalhadas nas pesquisas, que mereciam ser examinadas e levadas em conta, dadas que são a base do seu modo de ser social, é a profissionalidade e identidade docentes. Destarte, apreender e compreender teórico e metodologicamente como se dá a constituição da identidade e profissionalidade docentes, bem como a formação e qualificação e os ciclos de vidas profissionais é de fundamental importância para subsidiar estudos e pesquisas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Pela premente necessidade de abordagem de aspectos técnicos intrínsecos aos seus objetos de ensino, aos professores de disciplinas técnicas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio é necessária uma formação diferenciada. Para além de seu conhecimento específico e formação na área de atuação (engenharias, saúde, gestão e afins), a formação pedagógica vem sendo gradativamente exigida pelas legislações educacionais vigentes e pelas próprias necessidades cotidianas da prática educativa. Destarte, desvelar questões relativas à formação, profissionalização, ciclos de vidas e o processo de desenvolvimento e constituição da identidade profissional docente na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) é essencial para se conhecer esse professor de formação e atuação “hibrida”.
Objetivos
Geral
Conhecer e compreender como se dá a formação, profissionalização, ciclos de vidas e o processo de desenvolvimento e constituição da identidade profissional de professores de disciplinas técnicas da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Específicos
- Identificar e analisar as formações acadêmicas dos professores de disciplinas técnicas da EPTNM;
- Conhecer e analisar as trajetórias, vivências e experiências pessoais, acadêmicas e profissionais desses professores;
- Identificar e analisar os ciclos de atuação docente desses professores;
- Conhecer e analisar como se dá a formação da identidade profissional docente desses professores.
Temas e Objetos de estudo
- Formação docente na EPT;
- Profissionalização e atuação docente na EPT;
- Identidade profissional docente na EPT