Projeto Competências: competências requeridas dos profissionais de áreas tecnológicas – engenheiro(a)s, tecnólogo(a)s e técnico(a)s no mercado de trabalho
Última modificação: Quarta-feira, 8 de março de 2023

Coordenadora
Profa. Dra. Adriana Maria Tonini
Visão geral
Este projeto refere-se a uma linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa FORQUAP – Formação e Qualificação Profissional – CEFETMG, que tem como objetivo investigar as competências requeridas dos profissionais de áreas tecnológicas (engenheiros(as), técnicos(as) e tecnólogos(as)), considerando as dimensões técnicas, gerenciais e organizacionais das empresas.
O cenário atual das engenharias no Brasil tem apresentado sinais de prosperidade, após um período de estagnação resultante de uma economia recessiva e pouco investimento. Isso tem levantado questões sobre as competências necessárias para atuação dos profissionais da área, bem como as competências requeridas das mulheres, que muitas vezes são desestimuladas a atuar em áreas tecnológicas.
Durante décadas, a qualificação foi um fator determinante nos programas de formação e seleção de pessoal nas empresas. No entanto, em um contexto de mudanças e transformações do mundo do trabalho, a demanda por competência se tornou o maior desafio dos trabalhadores e dos centros de formação profissional.
Nesse sentido, a pesquisa busca compreender as competências de formação, adquiridas durante a atuação profissional e as requeridas pela empresa, identificando aquelas mais relevantes à vida profissional dos profissionais de áreas tecnológicas. Além disso, o estudo contribuirá para o avanço da sociedade do conhecimento e evolução industrial tecnológica.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a identificação das competências e habilidades na situação de trabalho dos profissionais técnico(a), tecnólogo(a) e engenheiro(a) quanto a sua formação, qualificação e atuação profissional frente às novas exigências do mundo do trabalho atual, tanto do ponto de vista técnico como de gestão, com possível repercussão para a formação desses profissionais pelas escolas técnicas e de engenharia
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar uma revisão da literatura da temática em estudo em programas de pós-graduação;
- Identificar em empresas do setor metal-mecânico, eletromecânico, da construção civil e de tecnologias as competências e habilidades de trabalho do(a) técnico(a), tecnólogo(a) e engenheiro(a) frente às novas exigências do mundo do trabalho;
- Proceder a uma análise comparativa das competências e habilidades dos profissionais envolvidos na pesquisa quanto as exigências do mundo do trabalho;
- Identificar parâmetros formativos dos profissionais em investigação como diretrizes para as instituições formadoras na área técnica, tecnológica e engenharia.
Temas e Objetos de estudo
- Educação em engenharia;
- Diretrizes Curriculares Nacinais dos Cursos de Graduação em Engenharia;
- As competências e habilidades de trabalho requeridas do(a) técnico(a), tecnólogo(a) e engenheiro(a);
- Saberes profissionais;
- Formação e insersão no mercado de trabalho;
- Competências profissionais na quarta revolução industrial: Desafios para a formação em Engenharia.