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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Ethos Científico: da crítica ética às Ciências a uma ética das Ciências

Última modificação: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Coordenadora

Profa. Dra. Sabina Maura Silva

Visão geral

Trata-se de projeto de investigação teórica objetiva examinar criticamente os conceitos e temas centrais da reflexão acerca das relações entre ética e o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como as implicações dessa relação para a educação tecnológica e a formação do pesquisador nos mais diferentes níveis de ensino.

O problema que orienta a proposta parte do diagnóstico de que  as reflexões acerca da conexão entre ética e ciência resultou na proposição de uma ética posta às ciências a partir de uma posição de completa exterioridade.

O que se pretende no curso da pesquisa é explicitar os termos em que a reflexão filosófica fixou essa relação, assim como recolher subsídios que permitam pensar a ética, em sua dupla dimensão – reflexiva e como ato individualmente ponderado e posicionado -, a partir das próprias ciências. Em outras palavras, é possível identificar a vigência de valores no interior da própria prática científica? Caso afirmativo, quais? Sob que limites? Com qual escopo? Valeriam em toda a prática científica?

Para tanto, o exame de determinadas práticas e discursos de áreas científico-técnológicas especialmente sensíveis, direta ou indiretamente, a questões éticas também são objeto da pesquisa.

A determinação rigorosa da eticidade das ciências possui uma série de implicações, tanto se respondendo afirmativamente quanto negativamente a essa afirmação, para a formação dos sujeitos que produzem o conhecimento acerca do mundo e o traduzem em meios práticos concretos de produção e reprodução da vida humana. Pensar este processo como formação – Paideia ou Bildung –, ou seja, em termos que não se limitem ao mero adestramento de competências e de treinamento especializado, requer a posição de questões que muito embora não sejam visíveis na prática imediata, se enraízam no fazer concreto do conhecimento e da tecnologia.

Objetivos

Averiguar e explicitar a existência de valores mobilizados, ou orientadores de procedimentos e posições, no interior da prática científica, a partir da investigação da tradição filosófica e científica, desde o século XVI.

Especificamente, pretende-se:

  • investigar a dimensão axiológica da produção do conhecimento e de tecnologia;
  • esclarecer a especificidade do ethos das ciências;
  • explicitar o modo como se dá a relação entre verdade e valor no conhecimento científico, a partir da modernidade;
  • discutir a forma como a determinação sócio-histórica da produção de conhecimento e de tecnologia se articula, ainda que contraditoriamente, com a existência de valores práticos;
  • explicitar as determinações axiológicas da cientificidade que têm importância decisiva no processo de formação do cientista como sujeito prático e social.

Temas e Objetos de estudos

Natureza do conhecimento científico. Relação entre valores e conhecimento. Valores intrínsecos à prática científica. Ciência, tecnologia e sociedade. Desenvolvimento de força produtiva e posição de valores. Ciência, tecnologia e educação. Análises da produção de teóricos acerca de temas concernentes à ciência, tecnologia e ética.

Projeto detalhado