MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Engenhingonça: subjetividades e tecnodiversidade no contexto da educação tecnológica

Última modificação: Segunda-feira, 3 de abril de 2023

Coordenador

Prof. Dr. Bruno Vasconcelos de Almeida

Visão geral

Este projeto investiga modos de interação, construção e afetação entre tecnologias contemporâneas e produção de subjetividade no contexto da educação tecnológica. A pesquisa contém dois eixos de abordagem: o cenário atual das tecnologias em sua relação com a racionalidade neoliberal e com o pós-neoliberalismo, e a questão da criatividade tecnológica, estudada a partir das Filosofias da Tecnologia e da Diferença.

O primeiro eixo (Tecnologias e Pós-Neoliberalismo: educação tecnológica e investigação dos modos de existência em seus aspectos éticos, políticos, estéticos e clínicos) problematiza as tecnologias contemporâneas, seus modos de funcionamento, sua distribuição social, as implicações políticas de cada tecnologia e os efeitos produzidos/agenciados nos processos de subjetivação, com destaque para o engendramento de novos modos de existência. Do ponto de vista teórico conceitual a pesquisa navega nas obras de autores como Deleuze, Guattari, Foucault, Souriau, Simondon, Whitehead, Massumi, Stengers, Shaviro, Latour; e em estudos sobre o neoliberalismo e o pós-neoliberalismo, com destaque para autores como Hayek, Harvey, Brown, Mirowski, Anderson, Sader, Gentili, Lazzarato, Rosa, Fraser e outros.

O segundo eixo (Subjetividade e Criatividade Tecnológica) diz respeito ao problema da criação e da criatividade tecnológicas,  estudadas no contexto da Filosofia da Técnica e da Tecnologia, em autores como Simondon, Mumford, Ihde, Rabinow, Winner, Mitcham, Yuk Hui, e outros; e da Filosofia da Diferença, em especial Deleuze e Guattari. A pesquisa da criatividade nos cenários tecnológicos atuais, neste caso, está relacionada a processos intrínsecos e extrínsecos ao próprio ato de criação, e aos modos como pode ser pensada na confluência de estética, clínica e política.  Os dois eixos referidos acima (modos de existência/subjetividade e criatividade) apontam para uma complexa urdidura entre tecnologias, subjetividade e educação tecnológica. A proposta de análise dos dois eixos leva em conta toda a dinâmica de investigação de fenômenos, coisas, imaginários e virtuais, em seus aspectos éticos, filosóficos, ontológicos, políticos, estéticos, clínicos, ecosóficos, técnicos e tecnológicos propriamente ditos. Nesse sentido, dialoga plenamente com os projetos em andamento na linha de pesquisa ‘Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no Âmbito da Educação Tecnológica’ do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

– Investigar os modos de interação e afetação entre subjetividades e tecnologias no contexto da educação tecnológica, com foco nos modos de existência e na tecnodiversidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • explicitar as relações entre tecnologias contemporâneas, a racionalidade neoliberal, e o pós-neoliberalismo;
  • aprofundar a pesquisa da criatividade tecnológica, em seus aspectos estéticos, clínicos e políticos;
  • compreender os modos de existência agenciados nas multiplicidades técnicas e tecnológicas atuais;
  • analisar desdobramentos do desenvolvimento tecnológico nos âmbitos clínico e político;
  • problematizar alternativas tecnológicas no contexto da tecnodiversidade.

Temas e Objetos de estudo

Tecnologias. Subjetividade. Modos de Existência. Individuação Teconlógica. Neoliberalismo. Pós-neoliberalismo. Criatividade. Cultura Digital.

Projeto detalhado