Projeto Educar/Formar Trabalhador(a): Educação e Formação do Trabalhor – políticas públicas de intervenção na sociedade (1891-1920)
Última modificação: Quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Coordenador
Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves
Visão geral
A proposta que se apresenta encontra-se no âmbito das questões relacionadas as discussões que entrelaçam a República, a educação e a formação do trabalhador, no Estado de Minas Gerais. De maneira abrangente, o interesse está centrado na compreensão das proposições de políticas públicas para o ensino profissional. Especificamente, a atenção se volta para o discurso político de intervenção na sociedade, uma vez ser produzido por sujeitos representantes legítimos da população, responsáveis pela produção de leis que incidirão na vida das pessoas, os legisladores. Temos que nessas políticas são produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade, etc., nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo; ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, a realidade social foi determinada, pensada e construída para intervir na vida das pessoas. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino no período republicano, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza no ano de 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, tomando a forma de ensino complementar ao primário. As fontes que serão contempladas são os anais do Congresso Legislativo, relatório e sinopse dos trabalhos do Senado mineiro, relatório dos trabalhos da Câmara dos Deputados, os jornais e as revistas de circulação em Minas Gerais. O referencial que será utilizado encontra-se no entrecruzamento da História Política, da História dos Conceitos, notadamente a partir de Serge Berstein e de Reinhart Koselleck, com a História da Educação. Do ponto de vista metodológico, propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos, de estratégias, enfim de uma realidade social, inspirada nos referencias metodológicos da análise do discurso político proposta por Patrick Charaudeau. Para ele, o discurso é considerado como prática de linguagem que medeia a relação entre o homem/mulher e a sua realidade cultural e social constituindo-o e à sua história.
Objetivos
Produzir conhecimento histórico sobre a instrução e ensino profissional, a partir da leitura dos discursos parlamentares e dos relatos da imprensa periódica, que trataram da circulação e divulgação das discussões legislativas, com vistas às políticas públicas de intervenção na vida social do trabalhador mineiro.
Especificamente, pretende-se:
- Levantar, mapear e analisar os discursos parlamentares, os jornais e as revistas que tratam das discussões que ocorreram no Legislativo, de maneira a captar os reflexos das proposições de projetos de interversão, no que se refere às concepções de trabalho, trabalhador, sociedade, cidadania, homem, mulher, criança, jovem, moral, marginalidade, delinquência, etc..
- Desenvolver o estado da arte das pesquisas sobre a participação dos bacharéis em direito, que ocuparam o lugar de governar e legislar a educação.
- Organizar um banco de dados com as informações biográficas dos deputados e senadores.
Temas e Objetos de estudo
História da Educação Profissional; políticas públicas de intervenção na sociedade; discurso político sobre trabalho, educação e ensino profissional.