Projeto e-labore: saber e trabalho no capitalismo digital
Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenador
Prof. Dr. Admardo Bonifácio Gomes Junior
Visão geral
O e-labore é um projeto de pesquisa articulado a um conjunto de ações de pesquisa e extensão realizadas no âmbito das atividades do NOSS – Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade, vinculado aos Programas de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e Administração (PPGA) do CEFET-MG. Este projeto decorre da trajetória do professor proponente nos estudos sobre Trabalho e Subjetividade a partir de uma abordagem da Ergologia e da Psicanálise. Atualmente, o projeto conta com a participação de dois mestrandos do PPGET e três do PPGA, além de três alunos da graduação em Administração. O projeto está sendo desenvolvido em parceria e colaboração com o Observatório das Plataformas Digitais da UFMG (https://continenteufmg.com/pesquisadores-opd).
Objetivos
Busca investigar as relações entre saber e trabalho no âmbito do capitalismo digital sob a perspectiva da Ergologia e da Psicanálise.
Especificamente, pretende-se:
- Compreender o “gerenciamento algorítmico” do trabalho e o controle comportamental dos trabalhadores.
- Demonstrar o uso estratégico e assimétrico de informações, de vigilância dos trabalhadores, de processos de avaliações e outras medidas de desempenho.
- Analisar o emprego da psicologia comportamental como forma de controle nos ambientes digitais.
- Compreender a fabricação de novas subjetividades via games e a gamificação dos processos de trabalho e de aprendizagem.
- Compreender a circulação de saberes e valores nos meios digitais.
- Analisar os desafios contemporâneos do teletrabalho e dos trabalhos plataformizados.
Temas e Objetos de estudo
Uberismo. Gerenciamento algorítmico. Capitalismo de vigilância. Gamificação. Comportamentalismo. Teletrabalho. Subjetividade e cultura digital. Plataformas digitais.