Projeto Juventudes: Projetos de Vida, Motivações, Evasão e Vivências de Jovens na Educação Profissional e Tecnológica
Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenadora
Profa. Dra. Raquel Quirino
Visão geral
A nova Base Comum Nacional Curricular – BNCC (Brasil, 2021) faz parte do Plano Nacional da Educação (PNE) com objetivos de realizar mudanças na Educação Básica para que ela se torne alinhada à sociedade atual. Um dos pilares dessa proposta é o Projeto de Vida na Escola.
O Projeto de Vida na Escola, entre outras funções, orienta a escolha dos “itinerários formativos”, que são oferecidos no Novo Ensino Médio e favorece a personalização da aprendizagem. Com isso os próprios alunos, com a supervisão e aconselhamento da comunidade acadêmica podem, de maneira livre e consciente, determinar os caminhos que desejam trilhar na sua formação acadêmica. A finalidade é considerar a individualidade dos alunos e permitir que a aprendizagem escolar contribua com as suas expectativas para a vida adulta. Dessa forma, cria-se um plano estruturado que aproxima o estudante dos seus objetivos.
Os itinerários formativos são um conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.
Eles são um dos pilares da Reforma do Ensino Médio. Nessa nova configuração, o currículo escolar do estudante deverá mobilizar, de maneira concomitante aos estudos do itinerário escolhido, duas disciplinas da BNCC: Português e Matemática.
Com essa flexibilização da BNCC, disciplinas como Geografia, Filosofia, Sociologia, História, Biologia, Física e Química deixam de ser obrigatórias e passam a ser estudadas no novo Ensino Médio a partir das demandas dos itinerários formativos. Os itinerários estão divididos em cinco áreas:
- Ciências Humanas e Sociais aplicadas;
- Ciências de Natureza e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Linguagem e suas tecnologias;
- Formação técnica e profissional.
Os estudantes poderão cursar, ao longo do Ensino Médio, dois ou mais itinerários de forma paralela.
Em se tratando especificamente da Educação Técnica de Nível Médio (EPTNM) em sua forma integrada, ofertada nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os estudantes devem atender o itinerário formativo das disciplinas gerais da BNCC (Português e Matemática) juntamente com o itinerário escolhido, associados compulsoriamente, à Formação Técnica e Profissional.
No entanto, para além de cumprir uma obrigatoriedade legal, conhecer os projetos de vida de jovens, da EPTNM, se torna imprescindível para a compreensão de suas motivações e vivências e a relevância atribuída a eles à formação profissional para sua vida futura, pessoal e profissional. Também um fenômeno fortemente evidenciado nesse nível e modalidade de ensino é a contínua e massiva evasão desses jovens antes do término do curso.
Destarte, o presente projeto de pesquisa, visa a partir das perspectivas dos/as alunos/as dos cursos técnicos integrados, ofertados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), identificar, analisar e compreender as motivações dos estudantes para a escolha da EPT, conhecer suas vivências e experiências pessoais e profissionais, as causas de evasão, as expectativas e planos futuros desses jovens.
Objetivos
Conhecer e compreender os projetos de vida de estudantes da EPTNM do CEFET-MG, suas motivações, vivências e experiências pessoais e profissionais, as causas de evasão, as expectativas e planos futuros desses jovens.
Especificamente, pretende-se:
- Identificar e analisar as motivações dos estudantes pela escolha do curso da EPTNM;
- Conhecer e analisar as vivências e experiências pessoais e profissionais desses estudantes;
- Identificar e analisar as possíveis causas de evasão dos cursos da EPTNM;
- Conhecer e analisar as expectativas e planos de futuro desses jovens em relação à vida social e profissional.
Temas e Objetos de estudo
- Projetos de vida de juventudes
- Projetos de futuro de juventudes
- Motivações juvenis para a EPTNM
- Evasão da EPTNM
- Vivências e experiências de juventudes da EPTNM
- Expectativas e planos de futuro de juventudes para o trabalho