MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Educação digital: pesquisas sobre as práticas pedagógicas na EaD, no ensino remoto e no ensino híbrido

Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenadora

Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi

Visão geral

O Projeto Educação Digital foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa AVACEFETMG, o qual está cadastrado no diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, a partir de vários debates sobre questões que relacionam educação e tecnologias digitais, tais como: conectivismo, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Objetos de Aprendizagem (OA), Inteligência Artificial (IA),  formação docente inicial e continuada para atuar na Educação a Distância (EaD), competências digitais necessárias ao professor e ao aluno  para ensinar e aprender no contexto da era digital, avaliação de aprendizagem na EaD e no ensino remoto, afetividade na EaD e, os desafios e as perspectivas da educação na era digital.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2020 e, atualmente conta com a participação de cinco  mestrandos do PPGET, três egressos do programa, um técnico administrativo da área de TI do CEFET-MG e, uma  professora vinculada ao PPGET. Todos esses participantes fazem parte do AVACEFET-MG.

Objetivos

Compreender o processo de ensino e aprendizagem, no contexto da era digital, da educação a distância, do ensino remoto e do ensino hibrido através da internet, usando em as tecnologias digitais para conseguir processos mais dinâmicos de aprendizagem.

Objetivos específicos:

  • Conceituar educação digital.
  • Diferenciar EaD, ensino remoto e ensino hibrido.
  • Apontar a importânia da educação digital para o mundo contemporâneo.
  • Indicar as principais tecnologias digitais para a educação.
  • Indicar os principais objetos de aprendizagem usados na era digital.
  • Explicar era digital, conectivismo e competências digitais.
  • Reconhecer a importância da afetividade da educação digital.
  • Investigar as formas de desenvolver senso crítico em relação às informações que os cercam, para conseguir a identificação de fake news.

Temas e Objetos de estudo

Educação a Distância. Ensino Híbrido. Era digital. Conectivismo. Metaverso. Tecnologias digitais. Educação tecnológica. Processo de ensino e aprendizagem. Mídias digitais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Projeto detalhado