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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Conjunturas: discursos, conceitos e projetos sobre a Educação Profissional no Brasil (1823-2008)

Última modificação: Segunda-feira, 24 de abril de 2023

Coordenador:

Prof. Dr. Pablo Menezes e Oliveira

Visão geral

Este projeto tem por objetivo trabalhar os discursos e conceitos produzidos em torno da  educação profissional, no decurso da história do Brasil independente. A denominada “educação profissional”, ou educação para o trabalho, tem uma existência longeva na história da educação brasileira, se considerarmos as discussões promovidas nos círculos políticos e intelectuais brasileiros, que tomados pelas discussões promovidas sobre o tema em várias partes do mundo, iniciam este debate ainda na conjuntura da construção da primeira constituinte brasileira (1823). Neste projeto, analisamos o processo de “construção” da educação profissional no período republicano, com especial atenção para as balizas temporais situadas entre os anos de 1823 e 2008. A fixação destes marcos se estabeleceram pelas seguintes questões: por um lado as discussões construídas sobre a educação profissional na conjuntura da constituinte do Império do Brasil (1823), avançando na leitura das ações que ocorrem no país até o ano de 2008, quando é promulgada a lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que cria os institutos federasi de educação, ciência e tecnologia. Assim, pretende-se analisar os discursos promovidos por intelectuais e políticos em torno da educação profissional, as mutações em torno de conceitos caros a educação profissional, como “educação profissional”, “educação para o trabalho”, “educação, trabalho e tecnologia”, entre outros. A partir daí analisar a legislação construída pelos sucessivos governos pertinente a educação para o trabalho, observando como a utilização de novos conceitos concernentes a esta modalidade de ensino alteraram-se ao longo das décadas, à medida que os projetos para a educação nacional, bem como as realidades do mundo do trabalho sofriam mutações. O projeto articula-se com a linha História e Historiografia da Educação Profissional, na medida em que analisa discursos e conceitos da educação profissional a partir de discussões teórico-conceituais correlatas ao campo da História da Educação. Ademais, representa um esforço de trazer para o programa discussões relativas a análise do discurso e da história dos conceitos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar o processo de construção da educação profissional no Brasil independente.

Objetivos Específicos:

  • Analisar discursos promovidos no país correlatos à educação profissional, corporificados em publicações em livros, periódicos e jornais;
  • Analisar os projetos legislativos discutidos no âmbito do governo central, no período imperial e republicano;
  • Analisar as discussões pertinentes ao tema e as personagens a eles relacionados;
  • Analisar os conceitos presentes nos documentos norteadores de uma política para a educação profissional.

Temas e Objetos de estudo

  • Discursos sobre a educação profissional;
  • História do conceito de educação profissional;
  • Manuais didáticos voltados par a educação profissional;
  • Projetos legislativos sobre a educação profissional;
  • Intelectuais, políticos, aluno e professores da educação profissional.

Projeto detalhado