Projeto Humanare: sociabilidade, trabalho e formação humana
Última modificação: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Coordenadora
Profa. Dra. Sabina Maura Silva
Visão geral
Trata-se de projeto de investigação teórica que objetiva investigar os principais elementos conceituais e empíricos implicados na relação entre a formação do sujeito humano concreto – em sua individualidade socialmente determinada – e os processos característicos do desenvolvimento histórico da atividade produtiva humana.
Nesse sentido, o horizonte de problemas pelo qual se orientam os investimentos de pesquisa – tanto no que se refere ao escrutínio da literatura filosófica, científica, histórico-historiográfica, educacional, artística, etc., quanto no terreno atinente à aproximação dos aspectos da realidade pela via empírica da coleta de indícios e evidências societárias – é dado pelo entendimento da atividade humana como mediadora formativa essencial da totalidade viva do próprio sujeito que trabalha. Por conseguinte, o caráter formativo do trabalho abrange não somente o estímulo e desenvolvimento das potências de transformação do natural em valor de uso, mas, igualmente as diversas dimensões da individualidade.
Assim, de modo articulado, as atividades investigativas visam entender e apresentar o modo como se articulam as diferentes facetas da vida individual, as quais são garantidas, em sua reprodução real, tanto imediata quanto mediatamente, pelos elementos integrantes e integradores da relação social dos seres humanos com o mundo, na criação de um mundo humanizado. Tais dimensões abarcam desde aquelas mais próximas das determinações imediatas da produção da vida até as que caracterizam a subjetividade individual, no que essa tem de mais interiorizado e existencial. Deste modo, os variados afetos humanos dos indivíduos, os quais são sociohistoricamente delimitados, possibilitados e determinados, poderão ser compreendidos e abordados com vistas à compreensão de como vêm a integrar sinteticamente a individualidade real, concreta e ativa.
Objetivos
Geral
Explicitar e discutir os prinicipais lineamentos conceituais pressupostos nas complexas relações existentes entre o desenvolvimento das capacidades sociais de produção do mundo humano e a formação educativa dos indivíduos.
Específicos
- Escrutinar as questões-chaves que se apresentam no contexto da produção social da vida em suas determinações histórico-sociais, tanto de caráter material quanto formal;
- Delimitar conceitualmente o campo da formação educativa humana dos indivíduos em sua relação com o desenvolvimento histórico e social das formas de apropriação da natureza;
- Explicitar a rede de conceitos que podem traduzir, em termos teóricos, os desafios práticos implicados pela formação social da individualidade mediada pela atividade produtiva;
- Investigar o modo como a formação social da individualidade, em sua relação essencial com a atividade, expressa-se nas dimensões que perfazem as esferas da construção de identidades societárias e pessoais.
Temas e Objetos de estudo
- Trabalho.
- Trabalho, sociabilidade e individuação.
- Trabalho e educação.
- Análise da produção de teóricos acerca de temas concernentes ao trabalho e às relaçõs entre trabalho e educação, trabalho e individuação.