MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Tramas Discursivas: problematizando a constituição de discursos e de subjetividades na EPT

Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenadora

Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo

Visão geral

O Projeto Tramas Discursivas foi concebido no âmbito das atividades da coordenadora, docente na Linha de Pesquisa III – Processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica, do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT), certificado pelo CNPq, e da Rede Mineira de Pesquisas em Educação, na qual a docente representa o PPGET.

A partir do escopo teórico discursivo, na interface dos estudos arquegenealógicos de Foucault e outros autores (pós-) críticos, tem como proposta levantar, discutir, analisar e problematizar questões relativas à emergência de subjetividades e identidades, a construções de verdades, às relações de poder e de saber, à ética e à estética da existência nos discursos que atravessam a educação brasileira, especificamente, os relativos à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), discursos estes, advindos de diversas fontes, como o governo e a mídia, e pelos quais a educação é constantemente (re)constituída.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 6 (seis) mestrandos do programa, turmas 2021 e 2022, além de quatro alunos do curso de Letras, sendo três voluntários e um bolsista PIBIC. O desenvolvimento deste projeto  conta ainda com a colaboração e interlocução interinstitucional, por meio da realização de encontros, seminários, entre outros  com os seguintes grupos de pesquisa e pesquisadores: Observatório de Políticas Públicas (UTFPR, líder Prof. Dr. David da Silva Pereira); Estudos Foucaultianos e Educação (USF, líder Profa Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia); Teolinda Gersão (UNIMONTES, líder Prof. Dr. Márcio Jean Fialho de Sousa); Linguagem, Literatura e Educação (IFSP, vice líder: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho).

Temas e Objetos de estudo

Entre os temas de interesse do projeto, destacamos: legislação referente à Educação, como a Base Nacional Comum Curricular e o novo ensino médio; diversidade, gênero e orientação sexual, raça e vulnerabilidade social; pessoas com deficiência, inclusão/exclusão; formação de professores; neoliberalismo, empreendedorismo, Teoria do Capital Humano na Educação; competências e habilidades.

Objetivos

Pretende-se problematizar, no discurso do/sobre a EPT, em práticas discursivas e educativas diversificadas, as emergências de (formas-) sujeitos e verdades como efeitos de sentido dos macrodiscursos da contemporaneidade, em um mundo globalizado e (pós-) pandêmico, ou seja, como as tramas macrodiscursivas afetam os microdiscursos das práticas educativas. Dentre os macrodiscursos, destacamos o neoliberalismo.

Especificamente, pretende-se, por meio do Projeto PIBIC “Nas tramas discursivas do novo ensino médio: constituição de um banco de recortes discursivos:

  • Montar um banco de recortes discursivos sobre o novo ensino médio para pesquisas futuras;
  • Analisar discursivamente alguns dos recortes discursivos selecionados com o intuito de redigir trabalhos científicos a serem submetidos para periódicos e/ou eventos científicos;
  • Divulgar as análises a professores da rede pública por meio da realização de minicursos e/ou palestras acerca do novo ensino médio;
  • Divulgar o banco de recortes discursivos e disponibilizá-lo a pesquisadores interessados no tema.

Projeto detalhado