TecIA – Tecnologia, Educação e Inteligência Artificial
Última modificação: Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Coordenadora
Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Tonini

Visão geral
O presente projeto integra o Grupo de Pesquisa TecIA (Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial), certificado pelo CNPq, dedicando-se ao estudo interdisciplinar das relações entre inteligência artificial (IA), práticas educativas e formação humana.
A investigação parte do pressuposto de que os princípios da neurociência podem orientar o uso criativo, crítico e ético das tecnologias educacionais, contribuindo para qualificar os processos de ensino-aprendizagem e a atuação institucional e docente em contextos mediados por IA.
De acordo com Kaufmann (2018), a IA constitui a base da atual revolução digital, transformando profundamente a relação entre humanos e tecnologia. Nesse sentido, Durso (2024) aponta que, embora o interesse pela IA na educação esteja em ascensão, ainda há poucas investigações conduzidas sob a perspectiva pedagógica, prevalecendo produções oriundas das áreas tecnológicas.
No campo educacional, embora sua presença suscite receios — como o medo de substituição do trabalho docente ou a dúvida sobre a autenticidade do aprendizado —, os estudos indicam que a IA pode atuar como importante instrumento de apoio das práticas educativas (GIRAFFA; SANTOS 2023).
Em 2021, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou diretrizes para o uso ético de IA estabelecendo princípios como equidade, transparência e responsabilização, que vêm orientando políticas públicas no Brasil. Nesse cenário de intensa exposição às tecnologias de IA, torna-se fundamental compreender seus impactos nas práticas educativas, nas relações pedagógicas e nos processos formativos de educadores e trabalhadores (HUMBLE 2025). Além disso, os estudos buscam compreender como a IA pode apoiar a tomada de decisão pedagógica, promover interações efetivas entre sujeitos e o conhecimento e estimular o surgimento de comunidades de aprendizagem inteligentes (HAQ et al., 2025).
Ao aproximar ciência, educação e inovação, o TecIA contribui para a construção de novos arranjos sociais e produtivos, gerando impactos positivos na formação profissional, na gestão educacional e no desenvolvimento regional e nacional. O projeto contribui diretamente para enfrentamento de desafios estabelecidos no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024–2028), estabelecidos pelo Governo Federal (BRASIL, 2024) especialmente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao investigar: (I) como a IA pode apoiar a formação crítica e contínua de profissionais; (II) quais os limites éticos e cognitivos de sua adoção; (III) de que forma a convivência homem-máquina pode ser regulada e pedagogicamente mediada.
Ao priorizar o uso de softwares livres e soluções abertas, o projeto reforça os princípios de soberania tecnológica, democratização do acesso ao conhecimento e autonomia institucional, alinhando-se à perspectiva de uma “IA para o Bem de Todos”, conforme proposta pelo PBIA.
As pesquisas em andamento abrangem desde a configuração de ecossistemas digitais de aprendizagem, até o desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras, currículos baseados em dados e mediações tecnológicas em rede. Paralelamente, analisa-se o avanço das normativas e processos regulatórios de IA no contexto da EPT, observando sua adoção e institucionalização.
Diante do reconhecimento de que a IA pode provocar tanto desemprego tecnológico quanto novas oportunidades socioeconômicas (BRASIL, 2024), o TecIA atua no ponto de inflexão dessa transição, buscando formar educadores e trabalhadores capazes de utilizar a tecnologia como instrumento de autonomia, inclusão e emancipação — e não como vetor de dependência.
Como resultado, espera-se consolidar um núcleo de pesquisa comprometido com a produção acadêmica relevante na área, fomentando publicações, projetos colaborativos e contribuições teóricas e práticas que favoreçam novas formas de interação, engajamento e desenvolvimento de habilidades complexas requeridas no século XXI.
Objetivo geral
Analisar de que forma as tecnologias de inteligência artificial podem influenciar e qualificar as práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando seus impactos pedagógicos, cognitivos, éticos e institucionais, com vistas à formação crítica de educadores e trabalhador.
Objetivos específicos
- Compreender os impactos da Inteligência Artificial nos processos educativos, nas práticas pedagógicas e na formação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica;
- Investigar os fundamentos neurocientíficos que podem orientar o uso crítico, criativo e ético das tecnologias educacionais baseadas em IA;
- Analisar as dimensões éticas, políticas e regulatórias da adoção de IA na educação, considerando processos de institucionalização, governança e soberania tecnológica.
- Explorar as relações entre tecnologias educacionais e currículo, mapeando potencialidades da IA para inovação curricular, personalização da aprendizagem e desenvolvimento de novas competências;
- Promover o desenvolvimento e a disseminação de estratégias, metodologias e recursos tecnológicos (preferencialmente livres e abertos) que fortaleçam a autonomia docente e institucional;
- Verificar se há atividades de divulgação científica na área;
- Traçar um diagnóstico do alcance dessas atividades na inserção nas áreas de pesquisas sobe IA e Neurociências visando aperfeiçoar a prática dessas ações.
Temas e objetos de estudo
Educação e Inteligência Artificial. Currículo, Ética e Desenvolvimento de Competências Digitais. Governança, Adoção e Institucionalização da IA na EPT. Neuroeducação e Processos Cognitivos em Ambientes Mediados por IA. IA, Trabalho e Reconfiguração das Profissões. Inteligência Artificial, Tomada de Decisão e Práticas Educativas. Inovação, IA e tecnologias.

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