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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

SOMAR: trajetória de Saberes, Oportunidades e Mediações guiada pela Acessibilidade e pelo Respeito

Última modificação: Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Coordenador

Prof.ª Dr.ª Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães

Visão geral

O projeto propõe investigar a Educação Inclusiva como um campo dinâmico de interações mediadas, onde sujeitos com diferentes trajetórias, potencialidades e necessidades participam de processos educativos orientados pelo diálogo, pela colaboração e pela construção compartilhada de sentido.
A inclusão é compreendida não apenas como adaptação institucional ou curricular, mas como um movimento ético e comunicativo de reconhecimento do outro como sujeito de fala, ação e aprendizagem. A inclusão é abordada como processo comunicativo e mediado, sustentado por:

  • A Teoria da Atividade e a Teoria da Ação Mediada (Vygotsky, Leontiev, Engeström), que permitem compreender as práticas educativas como sistemas de atividades coletivas mediadas por instrumentos, signos e relações sociais.
  • A Teoria do Agir Comunicativo e o conceito de Inclusão do Outro (Habermas), que fornecem o fundamento ético e dialógico para analisar as interações e as condições de participação dos sujeitos nos espaços educativos.
  • O uso de Metodologias Ativas e o estudo de Analogias e Metáforas como estratégias pedagógicas que potencializam o engajamento, a compreensão e a mediação de sentidos, favorecendo a aprendizagem significativa e inclusiva.

O título deste projeto é uma metáfora, no sentido de que SOMAR tanto tem a ver com a Matemática (no momento em que minha formação é em Matemática) como à ideia de incluir, construir coletivamente, agregar.

Objetivo geral

Investigar, em diferentes contextos educacionais, como práticas pedagógicas mediadas por metodologias ativas, analogias e metáforas podem promover processos inclusivos pautados na dialogicidade, na mediação cultural e na ética da Inclusão do Outro.

Objetivos específicos

  • Analisar as interações comunicativas em contextos educativos inclusivos sob a ótica da Teoria do Agir Comunicativo;
  • Compreender como instrumentos mediacionais (materiais, simbólicos e linguísticos) favorecem a participação de estudantes com deficiência nos sistemas de atividade escolar;
  • Investigar o papel das metodologias ativas na promoção de autonomia, engajamento e equidade em contextos de diversidade;
  • Explorar o uso de analogias e metáforas como recursos cognitivos e afetivos na mediação de saberes e na redução de barreiras simbólicas e conceituais;
  • Propor e avaliar práticas pedagógicas inclusivas fundamentadas na ação comunicativa e na mediação cultural, visando à construção de comunidades de aprendizagem colaborativas.

Temas e objetos de estudo

Recursos didáticos inclusivos. Ensino Inclusivo de Matemática e Ciências. Metodologias Ativas, Teoria da Atividade e Ação Mediada. Inclusão do Outro. Teoria do Agir Comunicativo. Analogias e Metáforas.

Projeto detalhado