MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto IA & IH: tecnologia, educação, ciências e artes sob a lupa de processos analógicos

Última modificação: Terça-feira, 28 de outubro de 2025

Coordenador

Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem

Visão geral

O projeto IA & IH: tecnologia; educação; ciências e artes sob a lupa de processos analógicos é o resultado de uma ideia construída ao longo de vários anos no Grupo de Estudos em Metáforas e Analogias na Tecnologia, na Educação e na Ciência (GEMATEC) e no Grupo de Pesquisa em
Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência (AMTEC), dentro do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Cefet-MG. Inicia-se em 2002, quando conhecemos analogias, metáforas e modelos como processos avaliativos de uma das habilidades humanas… o raciocínio analógico.

IA & IH como processos análogos se concretiza em 2024 com o conhecimento do Projeto do Governo Federal: IA – Inteligência Artificial: um bem para todos. Começamos trabalhando com o tema: IH – Inteligência Humana: um bem para todos. Unindo-os, agora, no projeto IA & IH, apresenta-se como uma proposta inovadora e significativa para a Educação Tecnológica e Profissional (EPT). O conhecimento de novos atributos às analogias e metáforas, além do papel linguístico, como figuras de linguagem, aplicadas agora na construção do conhecimento, nos processos de insight, na inovação tecnológica, na divulgação e mídia, nas artes… enfim, como processo de IH. justifica seu desenvolvimento.

O projeto vincula-se – e contribui, também – à Linha de Pesquisa IV do PPGET, Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, uma vez que Analogias, Metáforas e Modelos fazem parte da Tecnologia, da Educação, da Ciências e das Artes, bem como das Mídias Sociais e da Divulgação Científica.

Objetivo geral

Realizar a curadoria e virtualização de todo o acervo físico e digital do conhecimento produzido ao longo dos últimos 27 anos pelos grupos GEMATEC e AMTEC de modo a implantar e implementar o Centro de Referência e de Investigação em Analogias na Tecnologia, na Educação, nas Ciências e nas Artes (CRIATECA). Espera-se poder atender à demanda nacional e internacional interessada na temática.

Objetivos específicos

  • Criar um repositório do acervo científico desenvolvido no GEMATEC e AMTEC com o Open Journal Systems (OJS);
  • Validar a metodologia – TEL – Transdisciplinar Environments of Learning; MATTOS e BARACHO (2024), que trabalha com analogia para ambientes transdisciplinares de aprendizagem;
  • Reunir e consolidar a sistematização do processo analógico, tendo por base as propostas: Metodologia de Ensino com Analogias (Nagem et all 2001); Quadro de Estrutura Comparativa entre Veículo e Alvo (Marcelos et all 2010) e o Mapeamento Estrutural de Analogias (Ferry 2016);
  • Estabelecer relações analógicas entre O último teorema de Fermat de Simon Singh (1999) e a analogia do Tabuleiro de Xadrez Mutilado no desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático;
  • Desenvolver jogos digitais, por meio de imagens analógica, para processo de ensino e de aprendizagem de Ciências da Natureza, bem como, propor uma metodologia de inovação tecnológica por meio de processos analógicos (MITICA)
  • Manter a extensão do AMTEC, pelo GEMATEC, por meio de Seminários Transdisciplinares sob a Lupa do Processo Analógico com temas emergentes.

Temas e objetos de estudo

Recursos didáticos, práticas educativas, jogos educativos e objetos analógicos educacionais para a Inclusão. Processos tecnológicos analógicos (MITCA) por meio da Cultura Maker. Biomimética ≠ Bhioanalogia* como geradores de insights tecnológicos e profissionais. Teorias e práticas sobre Inteligência Humana (IH) & Inteligência Artificial (IA). Habilidade analítica necessária ao desenvolvimento profissional e tecnológico, por meio do raciocínio analógico. Inteligência analógica via software – MAPES. Inteligência e analogias na Psicologia do Desenvolvimento. Neurociência Cognitiva (o primeiro experimento “físico” sobre esse tema foi realizado no Cefet-MG, em 2004, e gerou uma dissertação de mestrado).

* Biomimética ( = mimetismo biológico, quando um ser vivo “imita” ou tem uma característica de um outro ser vivo para se proteger ou enganar. Muitas obras de artes de engenheiros, arquitetos utilizam de seres vivos ou partes deles para construírem suas obras). Bhioanalogia é um neologismo criado para complementar à biomimética, no sentido de estender o processo analógico a todos objetos, seres vivos ou não, expressões, ideias que compõem a vida.

Projeto detalhado