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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

GaIA: pesquisa sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica

Última modificação: Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Coordenadora:

Prof.ª Dr.ª Iomara Albuquerque Giffoni

Prof.ª Iomara Giffoni

Visão geral

Gaia na mitologia grega é uma deusa cuja gênese se dá quando o caos universal encontra a ordem, como nos aponta Thomas Bulfinch (2002) n’O livro de ouro da mitologia.

Inspirado na história de Gaia e fazendo uma alusão a Inteligência Artificial ao colocar as letras IA maiúscula desta palavra – GaIA – , o presente projeto objetiva propiciar o entendimento da Inteligência Artificial (IA) e sua devida apropriação, lançando luz sobre a obscuridade dessa tecnologia, buscando ordenar o que a principio pode parecer caótico. Isso será realizado por meio de pesquisas sobre a IA, suas interfaces e aspectos implicados nela, tais como, as competências digitais necessárias ao professor e ao estudante para ensinar e aprender no contexto da era digital, avaliação de aprendizagem na era digital, IA e neurociência, dentre outros.

Objetivo geral

Compreender a abrangência e significado da IA, suas interfaces e aspectos implicados nela, relacionados a Educação Profissional e Tecnológica, no contexto da era digital.

Objetivos específicos

  • Conceituar IA;
  • Entender a lógica e os princípios da IA;
  • Explicar os aspectos téorico-históricos do desenvolvimento da tecnologia;
  • Contextualizar a educação digital e sua importância;
  • Refletir sobre os aspectos positivos e negativos da IA no contexto da EPT;
  • Indicar as principais plataformas e suas ferramentas em práticas educativas;
  • Explorar os modos de integração da IA a sala de aula em práticas educativas.

Temas e objetos de estudo

IA: como chegamos até aqui. Aspectos téorico-históricos do desenvolvimento da tecnologia. A lógica e os princípios da IA. IA e seus bônus: personalização do aprendizado, adaptação de conteúdos, otimização de avaliações e melhoria em práticas educativas. IA e seus ônus: plagio, informações inidôneas e aspectos éticos. IA voltada para a educação tecnológica: explorando as plataformas e suas ferramentas. Integração da IA  a sala de aula. A Inteligência Artificial como um novo paradigma na tecnologia educacional.

Projeto detalhado