Projeto Inclusão na EPT: perspectivas da formação docente e de marcadores sociais de desigualdade (classe, gênero/sexualidade. geração e deficiência)
Última modificação: Sábado, 18 de outubro de 2025
Coordenadora:
Prof.ª Dr.ª Raquel Quirino

Visão geral
O Projeto Inclusão na EPT: Perspectivas da Formação Docente e de Marcadores Sociais de Desigualdade (Classe, Gênero/Sexualidade, Geração e Deficiência) constitui uma proposta de pesquisa guarda-chuva, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional (FORQUAP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGET).
A iniciativa integra docentes, discentes e pesquisadores comprometidos com a análise crítica das políticas, concepções e práticas de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à luz das desigualdades estruturais que atravessam a sociedade brasileira. Ancorado na abordagem crítico-histórico-dialética, o projeto compreende a EPT como um campo de contradições sociais, no qual as dimensões de trabalho, ciência, cultura e tecnologia encontram-se em constante tensão.
Nesse contexto, a inclusão é entendida não como mera adaptação de sujeitos à escola, mas como expressão das lutas históricas pela democratização do conhecimento e pela emancipação humana.
Objetivo Geral
Compreender, sob a perspectiva crítico-histórico-dialética, como os marcadores sociais de desigualdade — classe, gênero/sexualidade, geração e deficiência — interferem nas políticas institucionais, nas concepções de educação profissional, nos processos de formação docente e nas práticas pedagógicas voltadas à inclusão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Objetivos específicos
- Analisar as políticas públicas e institucionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) à luz dos marcadores sociais de desigualdade, evidenciando suas contradições, limites e possibilidades na efetivação de práticas inclusivas;
- Analisar as concepções de educação profissional e inclusão expressas nos discursos e nas práticas de docentes e gestores da EPT, identificando fundamentos, tensões e perspectivas;
- Analisar os processos de formação docente inicial e continuada da EPT, buscando compreender como se estruturam e de que modo incorporam (ou negligenciam) a dimensão das desigualdades e da inclusão sob uma perspectiva crítica e emancipatória;
- Analisar as práticas pedagógicas e institucionais voltadas à inclusão na EPT, identificando como nelas se manifestam as contradições entre as políticas de democratização e as condições concretas de trabalho e ensino;
- Analisar comparativamente os diferentes marcadores sociais de desigualdade — classe, gênero/sexualidade, geração e deficiência — e suas inter-relações na configuração das experiências de inclusão e exclusão na EPT;
- Fomentar o debate e a reflexão crítica, no âmbito do PPGET e das instituições participantes, sobre os desafios da inclusão na EPT, contribuindo para a consolidação de uma produção científica comprometida com a emancipação humana e a justiça social.
Temas e objetos de estudo
Marcadores sociais de desigualdade e suas intersecções na EPT. Gênero e sexualidade na EPT. Classe social, juventudes e trabalho na EPT. Pessoas com deficiência (PcD) e inclusão na EPT. Relações étnico-raciais e inclusão de pretos e pardos na EPT. Políticas e práticas institucionais de inclusão na EPT. Formação e Identidade docente na EPT com vistas à inclusão.

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