MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Currículos-Encontros: interlocuções entre currículos e culturas nos currículos da Educação Profissional e tecnológica

Última modificação: Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Coordenador

Prof. Dr. Adriano Gonçalves da Silva

Visão geral

O projeto Currículos-Encontros parte da compreensão de que um currículo é formado por encontros diversos, encontros que possibilitam composições e decomposições de várias formas, que envolvem diferentes atores, instituições, linguagens, projetos, discursos e saberes. Assim, nos currículos-encontros, interessa compreender as combinações existentes, os resultados dos encontros de diferentes vetores de movimento, bem como possibilitar reflexões sobre que outras combinações podem ser feitas.

Propor um projeto que tem como foco estudos sobre a relação entre currículos e culturas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica significa considerar os encontros e desencontros, as práticas culturais, as relações de poder e resistência que constituem os currículos nesse âmbito.

Essas questões estão presentes nos estudos desenvolvidos pelo proponente deste projeto, que desde a dissertação de mestrado, intitulada “Trajetórias e construção do saber docente de professores universitários do campo do lazer”, vem buscando compreender as relações que constituem a formação profissional. E mais recentemente, os currículos da educação profissional passaram a ser a temática principal estudada, materializada, sobretudo, na tese de doutorado: “Lazer, animação sociocultural e educação profissional: mapeamento de currículos-encontros no Brasil e em Portugal”.

A partir da formação do proponente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG, na área de concentração Cultura e Educação, e com o estágio no Programa Doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro – Portugal, a cultura, tomada como prática central presente nas dinâmicas sociais, inclusive na educação, passa a compor os estudos sobre os currículos da educação profissional. Sendo o currículo entendido como prática que proporciona a produção, circulação e consumo de significados que contribuem para a construção de identidades sociais e culturais.

Assim, o projeto se insere na Linha de Pesquisa III – Processos Formativos na Educação Profissional e Tecnológica – por abordar estudos de currículos, que estão intrinsicamente relacionados a processos formativos, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Podendo, assim, articular-se aos processos históricos, sociais e culturais envolvidos na construção de currículos nesse âmbito, bem como às interações entre os currículos e a cultura com a educação, a ciência, o trabalho e a tecnologia. Dessa forma, o projeto “Currículos-Encontros” demonstra sua relação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, por ter em seu escopo principal as questões relacionadas aos (des)encontros possibilitados pelos currículos constituídos na Educação Profissional e Tecnológica que apresenta suas especificidades em relação a outros currículos acadêmicos, seja pela integração curricular, pela relação com o mundo do trabalho, pelo diálogo com a ciência e a tecnologia ou outros tantos encontros.

Além disso, a partir do estudo das interlocuções entre currículos e culturas, este projeto vislumbra possibilidades de conexões com ações de extensão e ensino, tendo a própria extensão universitária como ampliação dos encontros possibilitados pelos currículos e a formação docente como espaço de discussão sobre as práticas curriculares no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

Obejtivo geral

Contribuir para a compreensão dos encontros estabelecidos entre a construção de currículos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica e a cultura, compreendida enquanto campo de produção de subjetividades.

Objetivos específicos

  • Estudar currículos da EPT e seus encontros sob a perspectivas das teorias críticas e pós-críticas;
  • Investigar como a produção de subjetividades, as relações de poder e resistência influenciam a elaboração e a concretização de currículos na EPT;
  • Problematizar a relação entre cultura e currículo na EPT, considerando as questões sociais, étnico-raciais e de gênero, e as manifestações culturais diversas, bem como as formas de sociabilidade e lazer que perpassam os currículos.
  • Contribuir para a construção de currículos em diálogo com a diversidade cultural, evidenciando as possibilidades de interlocução entre o estudo de currículos e as práticas de ensino, extensão e a formação docente.

Temas e objetos de estudo

Constituição de currículos no contexto da EPT. Relações entre currículos, culturas e subjetividades na EPT. Questões de gênero e raça/etnia em interface com os currículos da EPT. Currículos e manifestações culturais na EPT. Currículo e a relação entre ensino, pesquisa e extensão.