Saúde, Meio Ambiente e Tecnociência: interfaces a partir do trabalho e da educação tecnológica
Última modificação: Sábado, 18 de outubro de 2025
Coordenador:
Prof. Dr. Bráulio Silva Chaves
Visão geral
O projeto é uma proposta articulada entre a pesquisa, o ensino e a extensão no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Cefet-MG.
A pergunta que o norteia é a seguinte: como a relação entre a saúde e o meio ambiente está vinculada, nos séculos XX e XXI, pela tecnociência e de que forma tais entrelaçamentos podem ser vistos a partir do trabalho e da educação tecnológica?
A tecnociência é um conceito utilizado para compreender uma forma de produção do conhecimento que nasce com a Modernidade, sendo potencializada com a força do capitalismo como paradigma definidor da forma como se constroem as relações sociais (Baumgarten, 2011). Em linhas gerais, é por meio da tecnociência que uma visão pragmática e utilitarista se torna balizadora para a produção do conhecimento. O capitalismo, ao operar nas relações sociais mais básicas constituídas a partir do trabalho, realizou um encontro com a tecnociência e reconfigurou as interações entre os humanos e não humanos. O conhecimento como resultado desses agenciamentos materiais, simbólicos recíprocos também é reconfigurado (Maia, 2017).
O trabalho aqui é visto como a categoria que designa essa mediação material e simbólica com o meio ambiente, na contingência do tempo e da historicidade, por onde também se produz saúde. Porém, certos meandros tecnocientificos intrincados ao capitalismo tendem a obscurecer tais dimensões do trabalho e o seu papel como princípio educativo. Assim, tal análise também pode contribuir para outras visadas para o conhecimento: colaborativas, democráticas, que resistam às imposições da tecnociência. Pelo trabalho e na dimensão de tensionamento entre a teoria e a prática no processo educativo, torna-se possível compreender e modificar a negligência a outros saberes, compreender e se contrapor a clivagens raciais, de gênero e de classe.
Objetivo geral
Analisar como as relações entre saúde e meio ambiente estão vinculadas à tecnociência, a partir do trabalho e da educação tecnológica.
Objetivos específicos
- Compreender as relações entre saúde, meio ambiente e tecnociência ao longo da história, sobretudo a partir das implicações trazidas pelas transformações no século XX e nos impactos do paradigma
neoliberal década de 1970; - Analisar como a relação entre a saúde e o meio ambiente está vinculada à tecnociência e implicou em processos de enviesamento formativos, profissionais e educativos;
- Refletir sobre o papel da educação tecnológica e das engenharias na disseminação de uma racionalidade tecnocientífica;
- Compreender como os processos de produção de saúde e promoção da saúde estão obstaculizados por uma lógica biomédica afinada com a tecnociência;
- Refletir sobre os obstáculos para a plena implementação do Sistema Único de Saúde, considerando o papel que a tecnociência tem para a biomedicina;
- Analisar as relações entre a tecnociência e as grandes agências da saúde – como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Banco Mundial;
- Analisar o papel da tecnociência para as abordagens de pesquisa e de políticas públicas envolvendo a Medicina Tropical e as Doenças Tropicais Negligenciadas;
- Estimular pesquisas que problematizem o papel da tecnociência na forma com que grandes corporações se apropriam do meio ambiente;
- Analisar as relações entre o antropoceno, o colapso ambiental e o regime tecnocientífico;
- Discutir alternativas à tecnociência, notadamente a Agroecologia como uma outra forma de operar o meio ambiente, a saúde e a educação;
- Estimular projetos de pesquisas articulados com a extensão e o ensino, sobretudo em territórios vulnerabilizados;
- Estimular outros projetos que busquem formas de contraposição ao regime tecnocientífico, a partir da extensão popular e da divulgação científica, por meio da construção de outras formas de conhecimento colaborativas, a partir de saberes ancestrais, tradicionais e populares;
- Promover ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão que, além de problematizar a tecnociência, proponham outros horizontes e novas formas de produção do conhecimento (coprodutivas, colaborativas e democráticas).
Temas e objetos de estudo
História da Saúde. Educação Profissional e Tecnológica em Saúde. Saúde Ambiental. Complexo industrial-farmacêutico. Corporações e Meio Ambiente. Agroecologia. Tecnociências na Educação Básica. Tecnociências e Educação Profissional. Engenharias e Tecnociências.

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