MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto NeuroEducaTec: tecnologias digitais educacionais e a neurociência cognitiva

Última modificação: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Coordenadora

Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi

Visão geral

A concepção deste projeto emergiu das discussões promovidas pelo Grupo de Pesquisa AVACEFETMG, devidamente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Cefet-MG. As reflexões do grupo têm se voltado para a compreensão das inter-relações entre a neurociência, as tecnologias digitais e a educação tecnológica.

O tema em questão também é objeto de estudo na disciplina As novas tecnologias em ensino e aprendizagem na educação tecnológica, ofertada no âmbito do PPGET.

As investigações desenvolvidas no escopo deste projeto concentram-se nas Práticas Educativas e nas Tecnologias Educacionais, fundamentadas nos princípios da neurociência e nas potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

O projeto teve início em 2020 e conta exclusivamente com a participação de membros do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Objetivo geral

Analisar as relações entre as tecnologias digitais educacionais e a neurociência cognitiva, articulando-as à abordagem da aprendizagem conectivista, a fim de compreender o diálogo entre a neurociência e a pedagogia na era digital, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Objetivos específicos

  • Compreender o papel das tecnologias educacionais no contexto do metaverso e o conectivismo.
  • Identificar os possíveis impactos do metaverso na educação.
  • Verificar as contribuições da neurociência cognitiva para os processos de ensino e aprendizagem;
  • Investigar as relações entre as tecnologias digitais educacionais e a neurociência cognitiva na EPT;
  • Interpretar as novas formas de aprender na era digital;
  • Desenvolver recursos didáticos baseados nas tecnologias do metaverso, considerando os princípios da neurociência e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica.

Temas e objetos de estudo

Neurociência cognitiva. Educação tecnológica. Processos de ensino e aprendizagem. Recursos didáticos. Práticas educativas. Conectivismo. Tecnologias digitais. Tecnologias disruptivas. Inteligência Artificial. Vida digital.

Projeto detalhado