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Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto MAPES: mapeamento estrutural de analogias e modelos para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Última modificação: Sexta-feira, 7 de março de 2025

Coordenador

Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry

Visão geral

O Projeto MAPES (Mapeamento Estrutural de Analogias e Modelos para o Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias) é uma iniciativa coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG. Originado em 2017 como desdobramento de sua tese de doutorado, o projeto integra as atividades do grupo de pesquisa AMTEC/GEMATEC (Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência).

O objetivo central do MAPES é analisar as analogias e modelos utilizados no ensino de Ciências da Natureza, considerando seus aspectos estruturais, semânticos e pragmáticos, para compreender suas implicações pedagógicas na educação científica e tecnológica. A equipe é composta por professores, egressos e alunos do PPGET, que desenvolvem pesquisas resultando em artigos, comunicações e dissertações. Um dos principais produtos do projeto é o Sistema MAPES, uma ferramenta digital concebida para o mapeamento estrutural de analogias e modelos, fundamentada na Teoria do Mapeamento de Estruturas de Gentner (1983).

As principais linhas de investigação do projeto incluem a identificação de analogias em livros didáticos, a análise de episódios de ensino mediados por analogias, a compreensão das potencialidades e limitações da modelagem analógica e o desenvolvimento de recursos didáticos baseados em analogias e modelagem. Essas ações visam aprimorar as práticas pedagógicas no ensino de Química, Física e Biologia, promovendo uma educação científica mais eficaz e significativa.

Objetivos

Analisar analogias e modelos empregados ou construídos no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias quanto aos seus aspectos estruturais, semânticos e pragmáticos, a fim de compreender suas implicações pedagógicas na educação científica e tecnológica, tanto na perspectiva de professores quanto na de estudantes.

Especificamente, pretende-se:

  • Identificar e distinguir analogias de outros tipos de comparação em livros didáticos de Ciências a fim de discutir as implicações pedagógicas da presença desse recurso didático para a aprendizagem.
  • Analisar episódios de ensino mediados por analogias e outros tipos de comparação.
  • Compreender o papel, as potencialidades e as limitações da modelagem fundamentada em analogias para o ensino e a aprendizagem em Ciências.
  • Aprimorar a metodologia de análise de analogias e modelos instrumentalizada pelo sistema Mapes.
  • Criar, desenvolver e produzir recursos didáticos fundamentados em analogias e modelagem.
  • Desenvolver e validar estratégias de ensino fundamentadas em modelagem analógica.

Temas e Objetos de estudo

Analogias. Metáforas. Modelos. Comparações de mera aparência. Similaridades literais. Estratégias de modelagem. Modelagem convencional. Modelagem analógica. Ensino de Ciências fundamentado em modelagem. Mapeamento estrutural. Ensino de Química. Ensino de Física. Ensino de Biologia.

Projeto detalhado

Produção intelectual do Projeto Mapes

O livro “Analogias estruturalmente mapeadas para o Ensino de Química” também pode ser adquirido diretamente com os autores.