Projeto Phylos e Práxis: interfaces entre a filosofia e a educação frente as (pré)tensões investigativas na Educação Profissional e Tecnológica
Última modificação: Sábado, 18 de outubro de 2025
Coordenadora:
Prof.ª Dr.ª Catarina Barbosa Torres Gomes

Visão geral
O Projeto Phylos e Práxis inscreve-se como uma proposta de desenvolvimento de pesquisas que se integram aos Projetos da Linha I –Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho, no âmbito da Educação Tecnológica, e tem como prerrogativa a promoção de pesquisas que explorem as interfaces entre a Filosofia e a Educação como áreas do saber articuladas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
A EPT, como um campo do conhecimento que sintetiza a dinâmica entre teoria e prática, pode ser definida como o locus filosófico da práxis, por designar-se como a ação transformadora que resulta da interação entre o conhecimento teórico e a experiência prática. Visando transformar o mundo socialmente, e conforme Mészáros (2008), educação, quando libertadora, teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, que age, e que usa a palavra como arma para transformar o mundo. […] Uma educação para além do capital deve, portanto, andar de mãos dadas com a luta por uma transformação radical do atual modelo econômico e político hegemônico.
Objetivo geral
Investigar as interfaces entre a Filosofia e a Educação, adotando como principal diretriz o conceito de práxis e seus desdobramentos, no que concerne à formação do pensamento crítico, às políticas de superação das desigualdades e inclusão das diversidades, e as contribuições da Ética para os estudos da Filosofia da Tecnologia, no âmbito dos processos
formativos da EPT.
Objetivos específicos
- Promover a integração interdisciplinar entre a Filosofia e a Educação, visando à investigação científica aplicada ao processo de formação discente e à prática pedagógica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT);
- Realizar, por meio do escopo teórico da Filosofia Moderna e Contemporânea, investigações sobre a construção do
- pensamento crítico na práxis dos processos formativos da EPT, com foco na formação da racionalidade sociopolítica
- contemporânea;
- Explorar as tensões entre teoria e prática visando a uma compreensão crítica dos processos educacionais, no campo da EPT,
- tendo em vista a análise das políticas educacionais que visam a superação das desigualdades sociais, e a inclusão das
- diversidades;
- Investigar a relação entre Filosofia da tecnologia e a ética no contexto da formação educacional na EPT;
- Pesquisar o afetamento das subjetividades pelas tecnologias digitais e a construção do Ethos do usuário digital, examinando
- os conflitos de natureza histórico-filosófico e político que corroborem a necessidade de uma Educação digital.
Temas e objetos de estudo
A Filosofia moderna e contemporânea e a construção do pensamento crítico sobre a práxis dos processos formativos na
EPT. Articulação entre o pensamento da filosofia moderna e contemporânea com a formação das racionalidades sociopolíticas,
atuais. As desigualdades sociais e a inclusão das diversidades como questões educacionais fundamentais refletidas no âmbito da
filosofia contemporânea. A Filosofia da Tecnologia e as contribuições da ética para se pensar as relações sociais produzidas no contexto das
tecnologias digitais no âmbito da EPT.

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