Projeto NeuroTec: tecnologias digitais educacionais e a neurociência cognitiva
Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenadora
Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Visão geral
A ideia deste projeto nasceu nos debates do Grupo de pesquisa AVACEFETMG, o qual está cadastrado no diretório de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vinculado ao Programa de pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, sobre como acontece o diálogo entre a neurociência, as tecnologias digitais e a educação tecnológica. O tema deste projeto também é estudo na disciplina As novas tecnologias em ensino e aprendizagem na educação tecnológica do PPGET.
Todas os estudos e pesquisas desenvolvidas nesse projeto tem foco nas Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, sob à luz da neurociências e das Tecnolgias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
O projeto começou a ser desenvolvido em 2020 e, atualmente conta com a participação de três mestrandos do PPGET, três egressos do programa, um técnico administrativo da área de TI do CEFET-MG e, duas professoras (uma vinculada ao PPGET) e uma vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET-MG. Também faz parte do projeto uma doutorando em Estudos de Linguagem do CEFET-MG. Todos esses participantes fazem parte do AVACEFET-MG.
Objetivos
Analisar a relação entre as tecnologias digitais educacionais com a neurociência cognitiva, articulando essa relação com a abordagem da aprendizagem conectivista, para compreender o diálogo entre a neurociência e a pedagogia na era digital, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Especificamente:
- Compreeder o papel das tecnologias educacionais no contexto do metaverso e o conectivismo.
- Identificar os possíveis impactos do metaverso na educação.
- Compreender o papel da neurociência cognitiva na educação.
- Reconhecer os vínculos e as relações existentes entre as tecnologias digitais educacionais com a neurociência cognitiva na EPT.
- Interpretar as novas formas de aprender na era digital.
- Criar recursos didáticos para a aplicação das tecnologias do metaverso na EPT, considerando os princípios da neurociências.
Temas e Objetos de estudo
Vida digital. Conectivismo. Metaverso. Tecnologias digitais. Neurociências. Educação tecnológica. Processo de ensino e aprendizagem. Recursos didáticos. Práticas educativas.