MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto NeuroTec: tecnologias digitais educacionais e a neurociência cognitiva

Última modificação: Sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Coordenadora

Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi

Visão geral

A ideia deste projeto nasceu nos debates do Grupo de pesquisa AVACEFETMG, o qual está cadastrado no diretório de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)  e vinculado ao Programa de pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, sobre como acontece o diálogo entre a neurociência, as tecnologias digitais e a educação tecnológica. O tema deste projeto também é estudo na disciplina As novas tecnologias em ensino e aprendizagem  na educação tecnológica do PPGET.

Todas os estudos e pesquisas desenvolvidas nesse projeto tem foco nas Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, sob à luz da neurociências e das Tecnolgias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

O projeto começou a ser desenvolvido em 2020 e, atualmente conta com a participação de três mestrandos do PPGET, três egressos do programa, um técnico administrativo da área de TI do CEFET-MG e, duas professoras (uma vinculada ao PPGET) e uma vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET-MG. Também faz parte do projeto uma doutorando em Estudos de Linguagem do CEFET-MG. Todos esses participantes fazem parte do AVACEFET-MG.

Objetivos

Analisar a relação entre as tecnologias digitais educacionais com a neurociência cognitiva, articulando essa relação com a abordagem da aprendizagem conectivista, para compreender o diálogo entre a neurociência e a pedagogia na era digital, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Especificamente:

  • Compreeder o papel das tecnologias educacionais no contexto do metaverso e o conectivismo.
  • Identificar os possíveis impactos do metaverso na educação.
  • Compreender o papel da neurociência cognitiva na educação.
  • Reconhecer os vínculos e as relações existentes entre as tecnologias digitais educacionais com a neurociência cognitiva na EPT.
  • Interpretar as novas formas de aprender na era digital.
  • Criar recursos didáticos para a aplicação das tecnologias do metaverso na EPT, considerando os princípios da neurociências.

Temas e Objetos de estudo

Vida digital. Conectivismo. Metaverso. Tecnologias digitais. Neurociências. Educação tecnológica. Processo de ensino e aprendizagem.  Recursos didáticos. Práticas educativas.

Projeto detalhado