Projeto Incluir-Ciência: pesquisa e extensão em educação científica e tecnológica na temática da deficiência visual
Última modificação: Sexta-feira, 7 de março de 2025

Coordenador
Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry
Visão geral
O Projeto Incluir-Ciência é uma iniciativa de pesquisa integrada a um conjunto de ações de extensão desenvolvidas no Laboratório Maker do CEFET-MG e no grupo de pesquisa Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência (AMTEC/GEMATEC). Vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, o projeto reúne doutorandos, mestrandos, graduandos e estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da instituição.
O desenvolvimento do projeto ocorre em colaboração com duas instituições de referência no atendimento a pessoas com deficiência visual: o Instituto São Rafael, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, e o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, ambos reconhecidos pelo compromisso com a inclusão educacional e acessibilidade.
Objetivos
Analisar contribuições e implicações pedagógicas do emprego e apropriação de recursos didáticos inclusivos para a educação científica e tecnológica a estudantes com deficiência visual, criados e produzidos por meio de tecnologias disponibilizadas e fomentadas pela Cultura Maker. Pretende-se também apoiar ações de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação que incluam pessoas com deficiência visual.
Especificamente, pretende-se:
- Criar, desenvolver e produzir recursos didáticos inclusivos, com da incorporação da grafia química braille, por meio de tecnologias de prototipagem digital, impressão tridimensional e corte e gravação a laser, com foco na deficiência visual.
- Validar os recursos didáticos produzidos com diferentes grupos de pessoas: revisores técnicos braillistas, pessoas com deficiência visual (professores e estudantes), professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, conhecedores ou não do Sistema Braille.
- Constituir um banco de recursos didáticos inclusivos no CEFET-MG para fomentar uma sala de atendimento especializado.
- Disseminar a metodologia desenvolvida na criação de recursos didáticos e na incorporação da grafia química braille por meio da prototipagem digital, impressão 3D, corte e gravação a laser.
- Avaliar a potencialidade dos recursos didáticos produzidos em termos do uso efetivo em práticas educativas inclusivas (testagem e validação) e em ações de divulgação e popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação voltadas para as pessoas com deficiência visual.
Temas e Objetos de estudo
Recursos didáticos inclusivos. Educação inclusiva. Práticas educativas inclusivas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Deficiência visual. Educação Profissional Inclusiva. Sistema Braille. Grafia Braille. Grafia Química Braille. Cultura Maker. Tecnologias de prototipagem digital para produção de recursos didáticos por impressão tridimensional e por corte e gravação a laser. Impressão 3D na produção de recursos didáticos inclusivos.
Projeto de Extensão (PROEXT-PG | CAPES)
Projeto Incluir-Ciência: ações de extensão para capacitação docente e inclusão de pessoas cegas e surdas em Ciência & Tecnologia
Resumo: A proposta “Projeto Incluir-Ciência: ações de extensão para capacitação docente e inclusão de pessoas cegas e surdas em Ciência & Tecnologia” visa contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Concentrando-se no desenvolvimento de práticas inclusivas inovadoras e recursos didáticos acessíveis, a iniciativa colaborará ativamente com instituições como o Instituto São Rafael, Associação de Cegos Louis Braille, Associação dos Surdos de Minas Gerais, Instituto Benjamin Constant e Fundação Dorina Nowill. O seu principal objetivo consiste em promover a inclusão de pessoas cegas e surdas em atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia, bem como capacitar professores da rede pública de educação para a implementação de práticas inclusivas. Participam da presente proposta docentes do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET; acadêmico), do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING), do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT; programa profissional em rede), do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (POSMAT), do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Química e do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (ProfMAT). A proposta encontra-se aberta para receber contribuições de outros programas de pós-graduação do CEFET-MG. Com foco na capacitação de professores da rede pública, a proposta aspira não somente proporcionar experiências educacionais mais inclusivas, mas também disseminar práticas inovadoras que transcendam barreiras sensoriais. Antecipamos a formação de uma sociedade mais inclusiva, em que o conhecimento em Ciência e Tecnologia seja verdadeiramente acessível a todos, refletindo não apenas na educação, mas também na construção de um futuro mais equitativo.
Membros da proposta no PROEXT-PG:
- Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry – PPGET – Coordenador
- Prof. Dr. Luiz Cláudio de Almeida Teodoro – ProfEPT
- Profa. Dra. Maria Adélia da Costa – PPGET
- Prof. Dr. Luiz Antônio Ribeiro – POSLING
- Prof. Dr. Marcelo Rosa Dumont – POSMAT
- Prof. Dr. Renato Caixeta da Silva – POSLING
- Profa. Dra. Terezinha Ribeiro Alvim – PPGET
- Profa. Dra. Ívina Paula de Souza – PPG Multicêntrico em Química
- Profa. Dra. Érica Marlúcia Leite Pagani – ProfMAT
- Vivian Caroline Farias – Mestranda do PPGET
- Felipe de Castro Teixeira – Mestrando do PPGET
- Vinícius de Souza Rocha – Mestrando do PPGET
- Romário Francisco de Oliveira Teixeira – Mestrando do PPGET
- Eduardo de Souza Veloso – Mestrando do PPGET
- Gilberto de Lima Goulart – Mestrando do PPGET