MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Mulheres em STEM: Motivar mulheres e meninas para as carreiras em STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics)

Última modificação: Segunda-feira, 3 de abril de 2023

Coordenadora

Profa. Dra. Adriana Maria Tonini

Visão geral

Este projeto refere-se a uma Linha de pesquisa que faz parte do Grupo de pesquisa FORQUAP – Formação e Qualificação Profissional – CEFETMG. Para falar sobre as mulheres e meninas nas ciências é importante apresentar alguns dados que mostram o quanto ainda precisamos caminhar e ocupar espaços. No Brasil, o número de mulheres no ensino superior; de acordo com o MEC/INEP (2018), são maioria sendo que 61,1% concluintes são mulheres e 38,9% são homens. Porém segundo a OECD (2015), em 2012 somente 14% das jovens mulheres ingressantes na universidade escolheram áreas abrangidas pelo conceito de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A predominância de formação engloba cursos de ciências humanas e sociais aplicadas, e não áreas STEM, Isso não é diferente nas carreiras científicas onde observa-se por exemplo, que as publicações em áreas como Computação e Matemática têm mais que 75% de homens na autoria dos trabalhos. De acordo a UNESCO (2018), 28% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres. Elas também têm menos reconhecimento, apenas 17 receberam o Prêmio Nobel de Física, Química ou Medicina desde Marie Curie, em 1903, em comparação a 572 homens. Diante do exposto fica evidente a necessidade de políticas de ações ainda na educação básica que estimulem a participação de meninas em áreas de STEM para desconstruir o que estas tendem a acreditar: que não são tão capazes quanto os meninos, devido a uma criação social de estereótipos. Por isso, motivar vocações não é tarefa fácil, principalmente em áreas de engenharia, exatas, tecnologias e computação, onde para as meninas a afinidade é desconstruída ainda na infância, seja no ambiente familiar, seja na escola, nas mídias e na sociedade. Esse projeto busca através da divulgação científica em espaços educacionais atrair talentos e vocações femininas para as áreas de STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics).

Objetivos

OBJETIVO GERAL:  Identificar como os fatores individuais (habilidades e competências), familiares (nível de instrução dos pais e status socioeconômico) , institucionais (ambiente de aprendizagem) e da sociedade (estereótipos de gênero nas mídias) influenciam nas escolhas para as áreas de STEM.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar atividades para áreas de STEM para o entendimento da relação científico-tecnológico das respectivas areas e a interface com a vida cotidiana.
  • Verificar se há atividades de divulgação científica para áreas de STEM e se contribue para a motivação das meninas e jovens para essas respectivas áreas.
  • Traçar um diagnóstico do alcance dessas atividades na inserção das meninas e mulheres nas áreas de STEM visando aperfeiçoar a prática dessas ações.

Temas e Objetos de estudo

Educação em engenharia; Motivação e Vocação; Meninas e Mulheres em STEM; Formação e insersão no mercado de trabalho das mulheres em STEM; Democratização de ingresso no ensino superior de mulheres em áreas de STEM.

Projeto detalhado