MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

ppget

Projetos de Pesquisa dos Docentes

CEFET-MG

Projeto Ensino & Imagem: fontes visuais na história da educação profissional

Última modificação: Segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Coordenadora

Profa. Dra. Isis Pimentel de Castro

Visão Geral

A preocupação do Estado com a formação para o trabalho remonta, no mínimo, ao século XIX com a criação do Liceu de Artes e Ofícios (1856), no Rio de Janeiro. Um século depois, o debate sobre a educação para o trabalho se amplia, ganhando contornos significativos durante o Estado Novo. Com o Decreto nº 5.154/2004, houve a consolidação de uma concepção de educação integrada, designada como educação técnica profissional, que coaduna a preocupação com o preparo para o mundo do trabalho à formação do cidadão, fortalecendo as disciplinas da chamada formação geral, em especial de nível técnico. Quatro anos depois, a Lei 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que ampliou as instituições dedicadas à educação técnica profissional, inclusive com o crescimento de instituições com esta finalidade. Este processo histórico que tem articulado ensino, trabalho e instrução pública inscrevem sua historicidade em regimes de visualidade.

Os modos de representação e circulação de imagens relacionadas à educação profissional inscrevem-se em um regime de visualidade que articula a produção de imagens ao discurso sobre os sujeitos, a educação e o trabalho. Pretende-se nesse projeto a partir da noção de cultura visual, incorporar aos trabalhos sobre educação profissional um conjunto de práticas e técnicas que organizam, padronizam e instauram partilhas historicamente assentadas do visível. As fotografias de estudantes, docentes e instalações educacionais, por exemplo, podem nos permitir entender o modo como vemos, incluindo o que somos autorizados ou não a ver sobre um ideário de educação para formação do trabalhador.

Outro exemplo bastante explorado são os livros didáticos. As pesquisas sobre os livros didáticos na educação básica apresentaram um crescimento significativo na historiografia a partir dos anos de 1990, com pesquisas como da historiadora Circe Bittencourt. Por ser uma subárea relativamente recente dentro da história da educação, as especificidades dos materiais didáticos voltados para a educação profissional carecem de maior atenção. Se dentro dessas pesquisas recortarmos aquelas que se dedicam à análise do uso de imagens nos materiais didáticos, o volume fica ainda menor.

Foi durante o século XIX que os primeiros livros didáticos começaram a circular no Brasil, tratavam-se de traduções e adaptações de obras estrangeiras, principalmente francesas. No final do oitocentos, a discussão sobre a importância de uma produção nacional de material didático começou a avolumar-se, mas é somente nas primeiras décadas do século XX que se percebeu uma produção expressiva de livros didáticos brasileiros. Então, entre meados do século XIX e a primeira década do século XX, no conjunto de livros didáticos voltados para o ensino de História disponibilizados no país, já era possível encontrar pelo menos quatro títulos que tinham reproduções de imagens, em especial de pinturas históricas. Na segunda metade do século XX, houve uma diversificação das fontes imagéticas utilizadas nos materiais didáticos, acrescentando-se caricaturas e fotografias, por exemplo, mudança essa alavancada pelas críticas a chamada história oficial. Além disso, no campo específico das disciplinas técnicas da formação profissional é importante mapear e analisar as escolhas e usos de materiais didáticos, na medida em que tais opções nos ajudam a entender as concepções de educação quando voltada para o mundo do trabalho em termos de um processo histórico.

Este projeto de pesquisa ocupa-se exatamente do levantamento e da análise de uma gama variada de imagens que podem e devem se constituir como fontes privilegiadas da historiografia da educação profissional.

Objetivos

  • Compreender os modos de representação e de circulação de imagens relacionadas à educação profissional dentro dos estudos sobre cultura visual;
  • Refletir sobre a historicidade da produção de imagens sobre a educação profissional;
  • Entender as escolhas dos autores e das editoras acerca da seleção de imagens a serem reproduzidas nos livros didáticos, tanto das disciplinas de formação geral, quanto nas da profissional;
  • Analisar o impacto do debate acadêmico acerca do emprego de imagens no ensino de História nos livros didáticos da área.

Temas e Objetos de estudo

  • O mapeamento de imagens produzidas sobre a educação profissional;
  • O processo de produção e circulação de imagens acerca da educação profissional em seus diversos suportes e na sua articulação com os regimes de visulaidade;
  • Os usos e apropriações de imagens nos livros didáticos e no ensino de História, de modo geral.

Projeto detalhado