Projeto Competências: práticas educativas e o desenvolvimento de competências na formação profissional e tecnológica
Última modificação: Terça-feira, 28 de outubro de 2025

Coordenadora
Prof.ª Dra. Adriana Maria Tonini
Visão geral
O Projeto Competências: Práticas educativas e o Desenvolvimento de Competências na Formação Profissional e Tecnológica está no escopo da Área de Concentração em Educação Profissional Profissional e Tecnológica (EPT) e da Linha de Pesquisa IV, “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais”, do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Cefet-MG.
No mundo globalização e de economias diversas há o questionamento sobre as competências que são requeridas dos engenheiros(a), técnico(as) e tecnólogos(as), considerando as dimensões técnicas, gerenciais e organizacionais das empresas. Nesse contexto de mudanças, o maior desafio dos trabalhadores e dos centros de formação profissional diz respeito às demandas por competência. Não há exercício da competência sem os conhecimentos que poderão ser mobilizados em situação de trabalho. De forma geral, a noção de competência está centrada no indivíduo, pois depende de suas ações frente a uma dada situação, bem como de seu conhecimento ou saber a ser utilizado como elemento balizador para sua tomada de decisão, de forma a se ter o resultado desejado ou esperado.
Atualmente, o termo competências passou a ocupar um papel de destaque nos estudos sobre o perfil do engenheiro contemporâneo e novas habilidades e competências têm sido exigidas tanto pela sociedade como pelo mundo de trabalho. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar as competências desenvolvidas na formação profissional, considerando que elas são consequência das práticas educativas adotadas, das experiências adquiridas ao longo da atuação profissional e das exigências do mercado de trabalho. Busca-se, por meio dessa análise, identificar quais competências se mostram mais relevantes para a trajetória profissional de engenheiros(as), tecnólogos(as) e técnicos(as) das áreas tecnológicas, contribuindo assim para o fortalecimento da sociedade do conhecimento e para o avanço da evolução industrial e tecnológica.
Objetivo geral
Analisar as competências desenvolvidas na formação profissional, considerando que elas são consequência das práticas educativas adotadas, das experiências adquiridas ao longo da atuação profissional e das exigências do mercado de trabalho, tanto do ponto de vista técnico como de gestão.
Objetivos específicos
- Realizar uma revisão da literatura da temática em estudo em programas de pós-graduação;
- Identificar em empresas do setor metal-mecânico, eletromecânico, da construção civil e de tecnologias as competências e habilidades de trabalho do(a) técnico(a), tecnólogo(a) e engenheiro(a) frente às novas exigências do mundo do trabalho;
- Proceder a uma análise comparativa das competências e habilidades dos profissionais envolvidos na pesquisa quanto as exigências do mundo do trabalho;
- Identificar parâmetros formativos dos profissionais em investigação como diretrizes para as instituições formadoras na área técnica, tecnológica e engenharia.
Temas e Objetos de estudo
Competências no âmbito das práticas educativas e/ou da tecnologia educacional para a atuação profissional de engenheiros(as), tecnólogos(as) e técnicos(as) das áreas tecnológicas. Práticas educativas. Tecnologias educacionais. Currículos. Formação. Metodologias. Ensino e Aprendizagem.

Serviço de e-mail