Projeto PeT-LEPT: trabalho, educação, lazer, tecnologia e as escolas de EPT
Última modificação: Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Coordenador
Prof. Dr. A. Vitor Guimarães
Visão geral
O PeT-LEPT atualizado articula-se às ações desenvolvidas no sentido de aprofundar os estudos acerca dos processos educacionais nas escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), privilegiando as inter-relações trabalho, educação, lazer e tecnologia nesses processos como continuidade do projeto Educação, ‘lazer’ e trabalho: interrelações nos processos formativos das escolas de EPT , desenvolvido anteriormente. Considera-se, nesse sentido, os estudos relacionados e/ou desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico (PETMET), vinculado à linha de pesquisa em Processos Formativos na Educação Profissional e Tecnológica. Os estudos desenvolvidos ou em desenvolvimento levam em conta objetos de pesquisa relacionados aos processos formativos próprios das escolas de EPT, nas suas articulações e inter-relações com o campo trabalho e educação e com os estudos do lazer, procurando incorporar ainda estudos que tratem da arte, cultura e dos processos comunicacionais comunicacionais e da tecnologia relacionados aos diversos âmbitos da vida humana. Parte-se do princípio de que as atividades e manifestações culturais relacionadas ao lazer , uma vez incorporadas às práticas escolares, permeiam o processo de formação do educando/trabalhador e contribuem, no âmbito da escola de EPT, para uma educação/ensino integrados de fato, na qual os aspectos da formação técnica específica não estariam descolados da formação humana em si mesma, entendida como totalidade na existência humana. Nessa direção, considera-se como objetos de estudo e elementos fundamentais, em se tratando de escolas do tipo, o trabalho, a tecnologia, a ciência e a práxis humana como articulados e integrados aos processos educacionais.
Objetivos
Explicitar as relações entre trabalho, educação, lazer e tecnologia nas escolas de EPT, nas suas interfaces estabelecidas com os processos formativos dos cursos ofertados em escolas do tipo, tomando por base, não só as atividades e manifestações culturais relacionadas ao lazer e incorporadas a esses processos formativos e educacionais no cotidiano escolar, particularmente em relação aos sentidos e significados construídos por seus sujeitos, como também as atividades formativas que relacionam os componentes comunicativos e artístico-culturais nesses processos.
De forma mais específica, pretende-se:
- Distinguir as perspectivas de abordagem do trabalho, da educação e da tecnologia face aos sentidos e significados conferidos às atividades e manifestações culturais relacionadas ao lazer no interior das escolas de educação profissional e tecnológica (EPT);
- o Identificar essas atividades e manifestações nos processos educacionais vivenciados no interior das escolas de EPT, no Brasil, e em escolas do tipo em países de língua portuguesa;
- Caracterizar o processo de inserção e constituição dessas atividades e manifestações nas suas articulações com o saber escolarizado no cotidiano dos cursos ofertados nessas escolas;
- Apontar os sentidos e significados conferidos a essas atividades e manifestações face às especificidades dos processos educacionais das escolas de EPT, na formação de trabalhadoras e trabalhadores;
- Analisar, no âmbito dos processos educacionais das escolas de EPT, os componentes artístico-culturais que os compõem e constituem, privilegiando as possibilidades inerentes ao potencial comunicativo desses processos;
- Reconhecer, nesses processos educacionais, as possibilidades necessárias de articulação e integração da ciência e da tecnologia, teórica e metodologicamente, no que diz respeito à formação docente e de trabalhadoras e trabalhadores nas escolas de EPT;
- Desenvolver estudos acerca das relações e inter-relações trabalho, educação, tecnologia e/ou processos educacionais nas escolas de EPT, na perspectiva da decolonialidade, levando em conta, particularmente, os países de língua portuguesa e da América Latina e Caribe;
- Investigar as relações trabalho, educação, lazer e tecnologia no interior da produção acadêmica sobre lazer nos países de língua portuguesa.
Temas e Objetos de estudo
Trabalho e educação nas escolas de EPT. Trabalho, educação e lazer na formação profissional. Educação e lazer nas escolas de EPT. Tecnologia, trabalho e EPT. Processos formativos na EPT. Arte, cultura e tecnologia na EPT. Comunicação, tecnologia, mídias e redes sociais na EPT. Formação de professores para a EPT. Educação Física, Lazer e EPT. Trabalho, educação e identidade. Trabalho, educação e decolonialidade. Trabalho, educação, lazer e tecnologia na produção acadêmica.